Em 24 de abril, havia quase 8.000 terremotos na costa de Oregon. O culpado: um vulcão submarino.
A erupção suspeita no Axial Seamount, um vulcão subaquático situado a cerca de 300 milhas da costa, não era muito de uma surpresa para os cientistas. Bill Chadwick, um geólogo da Universidade Estadual de Oregon, previu uma erupção poderia ocorrer neste ano. Ele parece ter tido razão.
Os últimos cinco meses têm mostrado sinais de que uma erupção estava prestes a ter lugar, relatou Oregon Live. Centenas de pequenos terremotos retumbou no fundo do mar quase diariamente. Em 24 de abril eles cravado, fazendo com que as temperaturas a subir e no fundo do mar a cair mais de dois metros, o resultado de uma erupção vulcânica submarina.
Recomendado:Vulcões mais ativos do mundo
É a erupção uma ameaça? Não, dizem os pesquisadores. A erupção está debaixo d'água, e os terremotos subsequentes apenas atingiu uma magnitude de 1 ou 2 com o movimento do fundo do mar gradual , muito pouco para criar tsunamis. De fato, enquanto a atividade vulcânica pode parecer alarmante para a maioria, ele pode realmente ajudar os cientistas a aprender mais sobre vulcões que fazer representar um perigo para os residentes nas proximidades.A maioria das informações sobre a erupção ainda é especulativo, uma vez que os pesquisadores ainda não foram capazes de coletar dados e confirmar que realmente ocorreu. No entanto, parece provável.
"Não está claro ainda se os terremotos e deflação na Axial estão relacionados com uma erupção full-blown, ou se é apenas uma grande intrusão de magma que não tenha bastante atingido a superfície", disse Chadwick em um comunicado. " Existem alguns indícios de que lava que irrompem, mas nós não podemos saber ao certo até que possamos chegar lá com um navio. "
Se não houver nenhuma ameaça para os moradores, que é por isso que este evento tão importante para os investigadores? A atividade vulcânica é difícil de prever. Vulcões terrestres, os mais susceptíveis de afectar a população do entorno, são ainda mais complicado de prever, uma vez que têm crostas grossas e são afetados pelo ambiente (como outros vulcões e terremotos). Ao tornar-se melhor em prever a atividade vulcânica submarina, os pesquisadores esperam que eles podem aumentar a previsibilidade para erupções vulcânicas mais perigosas.
"Porque Axial está na crosta muito fina oceano, sua" sistema de encanamento "é mais simples do que a maioria dos vulcões na terra que são muitas vezes complicada por outros fatores relacionados a ter uma massa mais grossa", disse Chadwick em um comunicado. "Assim Axial pode nos dar insights sobre como magma vulcão sistemas de trabalho - e como erupções pode ser previsto ".
A atividade vulcânica foi detectada por um observatório submarino, que inclui uma rede de 600 milhas de cabo coaxial que rastreia dados e poderes vários sismógrafos, samplers microbianas, medidores de inclinação, e outras tecnologias. A rede, que foi concluída no ano passado, é operado pela Universidade de Washington. Ele custou US $ 200 milhões, e é o primeiro de seu tipo em os EUA .
"Agora, com essa matriz telegrafou lá fora, podemos manter um olho sobre isso todos os dias", Chadwick disse ao San Francisco Chronicle . "Quando algo acontece, nós o conhecemos. E você pode olhar para os padrões durante um longo período de tempo.